ARIVALDO SILVEIRA FONTES



Ficheiro:Arivaldo



Nasceu em Riachão do Dantas, no interior de Sergipe, no dia 18 de junho de 1923.   Militar chegando ao posto de Coronel, além de professor e escritor.

Foi sócio-titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, onde exerceu o cargo de Secretário-adjunto da Diretoria e secretário da CEPHAS (Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas). Foi também sócio do IGHMB, da AHIMTB (emérito) e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ) (efetivo). No país foi sócio-correspondente dos Institutos Históricos de Sergipe, da Paraíba, da Bahia, do Espírito Santo e do Ceará. No exterior era sócio-correspondente da Academias Real de História, em Madrid, da Argentina e Nacional (Argentina) e do Instituto Histórico e Geográfico do Uruguai.

Era irmão de Creuza Fontes de Goes (esposa de Horácio Dantas de Goes) e tio da juíza Mirena Goes e do ex-prefeito de Riachão do Dantas, Roberto Goes.

Fez os estudos preparatórios na sua cidade natal e em Aracaju. Completou o ensino secundário na Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre. Matriculado na Escola Militar de Resende, terminou o curso como aspirante-a-oficial de Infantaria, em 1946. Fez ainda os cursos de foto-informação e técnicas de ensino. Foi aprovado no concurso para o Magistério do Exército, sendo nomeado para o Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Seguiu carreira militar no Gabinete do Marechal Henrique Teixeira Lott e lecionou no Colégio Militar do Rio de Janeiro e no Colégio Pedro II. Como escritor, produziu ensaios biográficos de outros sergipanos que exerceram o magistério na antiga Capital Federal, além de diversos trabalhos de História.

Cursou a Universidade do Distrito Federal, concluindo o bacharelato e a licenciatura em Matemática em 1953 e 1954, respectivamente.

Em Sergipe foi Secretário de Segurança Pública (1963-1964), no Governo Seixas Dória e ainda foi convidado a assumir a Secretaria da Educação e Cultura no governo seguinte. Foi chefe do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (DAMPI), 1979-1980.

No Rio de Janeiro exerceu vários cargos, como o de Diretor Nacional do SENAI (1980-1992).

Nos últimos anos de vida, foi Presidente da Fundação Osório (1993-2003), sendo ainda membro do seu Conselho Deliberativo até seu falecimento. Foi o responsável pelo soerguimento desta instituição, após a grave crise financeira por que passou no período de 1992-1993.

Publicações

 

·      Breve introdução à História dos Colégios Militares, em colaboração. Rio de Janeiro, 1958;

·      Planejamento Educacional. Rio de Janeiro, 1973;

·      Vultos do Ensino Militar. Rio de Janeiro, 1991;

·      Figuras e fatos de SergipePorto Alegre1992.

 

Condecorações

·       Ordem do Mérito Naval

·       Ordem de Rio Branco

·       Ordem do Mérito do Trabalho

·       Medalha Sílvio Romero

·       Medalha do Pacificador

·       Medalha Anchieta

·       Medalha Nilo Peçanha

·       Medalha Pedro Ernesto, outorgada pela Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro.